.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 7h30 às 13h30

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

História

 

Entre os anos de 1913 e 1914, o primeiro tenente Raimundo Sampaio foi incumbido da artiangulação (medição) da região centro-sul do Estado, mais propriamente das encostas da Serra do Mar, nas nascentes do Arroio Cambaí.
O terreno apresentava uma série de dificuldades devido ao prolongamento de coxilhas sucessivas, da mesma altura, impedindo a visibilidade para o lançamento de visadas além de 18 km. Foi quando o tenente valeu-se de que, em linguagem topográfica, é chamada de vértice, levantando junto a Ramada que foi construído – daí ter ficado o nome – uma torre de ferro com 10 metros de altura, com campos de Júlio Costa, divisa com a propriedade da viúva Firmina Costa, no lugar conhecido desde antigamente por Cerca de Pedras, no atual município de Vila Nova do Sul.
Este marco está no alto de uma coxilha, a mais alta do lugar, na rota 459 metros acima do nível do mar, de cima tem-se uma visão ampla e abrangente em todas as direções, de onde fizera ligações. Talvez seja essa torre a única existente no RS constituindo hoje um monumento em homenagem à Carta Geral. A Vila Nova originou-se de um aglomerado de casas, na bifurcação das estradas de São Gabriel, São Sepé e Caçapava do Sul, tomando impulso vertinoso coma passagem da BR-290, que trouxe grande progresso a essa localidade.
Nos primórdios foi chamada de São João Velho, sendo elevada à categoria de vila do município de São Sepé em 1916, com o nome de Vila Nova. O nome da cidade, deve-se ao fato de ser uma cidade panorâmica,   que se ergue majestosa, como uma princesa das planuras, altaneira, denominante e bela. Capital João Vicente da Silveira, figura expoente dos primórdios da Vila Nova, distinguindo-se pelo seu ardoso empenho na evolução do  primeiro núcleo populacional que surgira. Homem de bem, preocupou-se desde o início com a formulação social do vilarejo, tornando-se uma pessoa influente e bem vista, no desenvolvimento da nascente comunidade.
Para Vila Nova foi de uma participação eficiente e efetiva, doando-se desde o princípio, à pequena comunidade, a qual emprestou uma dedicação inestimável pela vida a fora. Uma figura histórica que merece ser lembrado como um homem benemérito, pelo tanto que se doou a seu povo e à sua terra. Um distrito de Vila Nova do Sul guarda no tempo a famosa Cerca de Pedras, cuja origem remonta à época jesuítica, atribuída ao morubixaba Sepé Tiaraju.
No ano de 1929, o padre Mário Deluy, o Dr. Manuel Macedo e outros, estiveram no local para fazer um investigação sobre a origem das velhas cercas, que ainda desafiam a curiosidade de todos.

 

Significado do Nome

 

O nome de origem veio da reestruturação do antigo povoado de São João Velho surgindo uma Vila Nova do Sul.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Vila Nova do Sul - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.